Como acelerar a queima de gordura com os alimentos termogênicos

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Muito tem se falado dos alimentos termogênicos, e há algum tempo já incluí no meu cardápio alguns deles. Mas, afinal, para que eles servem? Esses alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando, assim, o metabolismo e consequentemente a queima de gordura. Claro que não adianta consumir açúcar, fritura e gordura e depois comê-los, pois esses alimentos não farão milagres. Eles servem como complemento a uma dieta equilibrada, potencializando os resultados daqueles que já incluíram a alimentação saudável à rotina e também praticam atividade física.

Abaixo, fiz uma listagem dos termogênicos naturais que consumo diariamente e são meus favoritos:

1° Canela: encabeçando a lista, esse é o meu favorito! Dotada de um sabor marcante – que eu ADORO –, a canela tornou-se minha queridinha quando descobri que, além de deliciosa, ela tinha mais esse benefício. É fonte de manganês, fibra dietética, ferro e cálcio. Auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue e facilita o processo de digestão. Diariamente, consumo no café, no mingau ou com frutas, como banana ou maçã. Descobri também que ela fica ótima por cima de bolo de cenoura (mas façam uma versão fit, né).

2° Gengibre: com sabor “ardidinho”, ele é capaz de acelerar e esquentar todo seu metabolismo por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. É composto de vitamina B6, potássio, cobre e magnésio, entre outras vitaminas. Esse alimento faz parte do meu suco verde diariamente e também uso para temperar o frango.

3° Semente de chia: I love chia! Faz tempo que consumo essa semente e sem dúvidas é a minha favorita – já a mencionei no post do suco verde. Ela é fonte de proteína, contém aminoácidos que nosso organismo não produz naturalmente e ainda garante saciedade e é rica em magnésio, zinco, cálcio, ferro e vitaminas (B1, B2 e B3). E tem mais: controla o açúcar no sangue e o colesterol. Enfim, é uma semente completa. Meu consumo é diário, seja no suco verde, nas saladas ou com frutas.

Curry: rico em antioxidantes e flavonoides, melhora a imunidade e previne algumas doenças. Incluí esse alimento na minha dieta a pedido de um nutricionista e só encontrei benefícios com essa inclusão. Geralmente consumo o curry como tempero do frango, mas combina também com batatas, molhos etc.

5° Chá de hibisco e chá verde: ambos são termogênicos e diuréticos naturais.
O chá de hibisco possui um sabor agradável e auxilia na queima da gordura abdominal. Quer mais? É um cardioprotetor e vasodilatador, aumentando o colesterol bom e reduzindo o ruim. Mas gestantes não podem consumi-lo por ser abortivo e há também pesquisas que associam seu consumo à infertilidade feminina. Portanto, sempre siga a orientação do seu médico. Não faz parte do meu cardápio diariamente, mas gosto de consumi-lo como chá gelado algumas vezes durante a semana.
Já o chá verde, além da ação termogênica, é riquíssimo em antioxidantes, ajuda no processo digestivo e regula o intestino, entre outros benefícios. Prefiram a opção natural e bem quente, para que não amargue – quando ele está morno, os taninos presentes em sua composição amargam e por isso algumas pessoas não gostam do sabor. 

6° Café: queridinho de muitos e criticado por outros, o café é uma bebida natural e saudável, desde que consumida com moderação. A cafeína tem ação de acelerar nosso metabolismo, além de nos deixar mais agitados. Consumo duas xícaras dessa bebida diariamente com canela.

7° Água gelada: vocês sabiam que a água gelada acelera o metabolismo? Para que o efeito seja de ativação metabólica, ela precisa estar realmente gelada, assim nosso organismo elevará sua temperatura imediatamente para nos aquecer, e isso faz com que gastemos mais calorias. Muitas pessoas se esquecem de beber água durante o dia, então, aproveitem essa oportunidade, unam esses dois benefícios e se acostumem a consumir mais água (e gelada!) durante o dia.

Esses são os itens que participam diariamente da minha rotina, complementando a alimentação saudável e as atividades físicas, sempre conforme minhas necessidades diárias.

Qualquer alimento, em especial os termogênicos, deve ser consumido moderadamente, principalmente em casos de doenças cardíacas. Então, nada melhor do que procurar um profissional da área para ajudá-la(o) antes de começar, ok?

Gostaram? Então curtam, comentem e compartilhem! Saúde é inspiração!

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